sexta-feira, 23 de abril de 2010

DEPENDE DOS OLHOS DE QUEM VÊ

Bisbilhotando no mundo dos blogs de beleza, me deparei com esse post Sacola Phyna. Na postagem, que tem como título "É belo aos olhos?", há fotos de dois opostos da figura humana: uma modelo gorda e uma modelo magra. A autora do post, Pri, diz não concordar com método da exposição da beleza das duas modelos.

Não poderia deixar de dar minha opinião nesse assunto que me interessa tanto: estética. Começarei pela Bruna Tenório, a modelo magra, que fez o ensaio para a Hercules Magazine. Sinceramente, em nada me chocou essa foto.
Seu corpo segue o padrão que é exigido pela moda e estamos mais do que acostumados a ver. Existem modelos muito mais magras do que ela. Bruna Tenório está no padrão exigido pela sua profissão. O que há de mais nisso? Não me parece uma doente ou uma anoréxica, não mesmo. Me parece o que ela realmente é: uma modelo. Uma doente e uma anoréxica em nada se parece com ela. Quem realmente sabe como é um doente abaixo do peso ou uma anoréxica jamais faria essa comparação com a Bruna Tenório da foto. Na minha opinião, o que me incomoda na foto é a postura. Isso sempre me incomoda em fotos, seja quem for. Tirando isso, Bruna Tenório está linda como sempre foi.

As fotos abaixo são da Tara Lynn, a top-model plus-size.

Tara Lynn é gorda e não se importa em mostrar seu corpo nesse ensaio diante de uma sociedade preconceituosa. Novamente sendo sincera, não me espantei com as fotos. As pessoas estão acostumadas a verem modelos magras sem nada sobrando, como a Bruna. Ao se depararem com Tara Lynn pasmam-se. Eu vi o ensaio completo e digo: Tara Lynn é linda de rosto e formato. Seu corpo não faz meu gosto pelo peso, mas eu sempre olho e prefiro os formatos em vez de volume. Ela está acima do peso nos nossos padrões atuais, mas o formato do corpo dela é bonito sim.

Uma modelo magra e uma modelo gorda não me incomoda. Sabe o que incomoda? Quando as pessoas referem-se a uma garota magra como "magricela", "anoréxica", "doente", "lombriga". São termos que servem para denegrir a imagem da pessoa magra. É uma "não-aceitação" de que o magro seja o mais bonito ou o mais aceitável. Desmerecem o magro sem saberem se este sofre uma doença física ou psicológica, se é magro por herança genética, se é magro por que gosta, se faz esforço para engordar e não consegue... Ninguém está preocupado em saber disso. É claro que ninguém tem a obrigação. O que não pode haver é a hipocrisia.

Mas e se alguém referir-se a uma pessoa acima do peso como gorda? O mundo cai! Gordo não é mais adjetivo. É xingamento. Uma pessoa abaixo do peso é magra. Uma pessoa acima do peso é gorda. Qual o problema? E por quê é feio chamar uma pessoa de gorda, mas é aceitável chamar uma menina megra de "anoréxica" ou "magricela"?

Beleza está ligada com a cultura da sociedade. Antes, as mulheres gordas eram padrão de beleza. Hoje, são as magras. Eu, particularmente, prefiro os corpos magros. Mas não simplesmente magros. Para mim, a beleza está no formato. Posso achar uma gorda muito mais bonita pela simetria de seu corpo do que uma magra que não possui forma alguma. Admiro a beleza feminina e natural. A beleza fabricada não me agrada.

Espero que entendam meu raciocínio. Cada um tem o direito de ter suas preferências. Mas ninguém tem o direito de denegrir o próximo. A pergunta "É belo aos olhos?" possui uma resposta: "Depende dos olhos de quem vê".